Hoje, ao ler uma matéria da Folha de S.Paulo sobre pacientes que fizeram cirurgia bariátrica e tiveram sequelas graves em sua arcada dentária, incluindo a perda de todos os dentes, senti necessidade de falar um pouco mais sobre isso.
O caso dessa pessoa está associado, principalmente, às deficiências de cálcio e vitamina D decorrentes da cirurgia bariátrica e ela mesmo reconhece que houve negligência da parte dela, por não ter realizado os acompanhamentos médicos necessários.
Mas o negócio não para por aí. Sabemos que pessoas que sofrem de bulemia, devido aos constantes vômitos provocados, acabam tendo, entre outras reações, corrosões no esmalte dental significativas.
A lista é grande quando relacionamos deficiências nutricionais com a formação dos dentes e manutenção da saúde oral como um todo e portanto, nossa responsabilidade como Cirurgião dentista aumenta ainda mais.
Muitas vezes podemos ter insucessos em certos tratamentos e resultados pouco satisfatórios devido ao tipo de alimentação, hábitos e saúde geral de nosso paciente.
Por isso, a Odontologia Humanizada defende que a anamnese realizada em nosso paciente deve ser minuciosa, investigativa, incluindo pedido de exames complementares e que o cirurgião dentista deve ampliar seus conhecimentos e buscar parcerias, no caso aqui, com um Nutricionista, para fornecer ao nosso paciente, uma dieta adequada que favorecerá o fortalecimento das estruturas orais, bem como orientar de forma detalhada as consequências de seus maus hábitos.
Cabe também a nós dentistas humanizados, ter o discernimento e o bom senso de sugerir ao paciente que passe por uma consulta com um médico especialista ao detectar uma deficiência vitamínica, ou um distúrbio alimentar como anorexia, bulemia, obesidade, visando o bem estar geral do paciente e não apenas em resolver um problema dentário momentaneamente.
Nós temos consciência que a vitamina C é indispensável na manutenção do sistema imunológico e que mante-la em equilíbrio ajuda na saúde gengival. Também sabemos que a Vitamina D tem como principal papel o aumento da absorção dos minerais de cálcio e fósforo pelo intestino, principais elementos na formação dos dentes. Também colabora para a fixação do cálcio nas bases ósseas e elementos dentais. Que alimentos ricos em fibras contribuem para a saúde gastrointestinal e sua mastigação pode promover a limpeza dos dentes devido ao atrito em contato com eles, evitando a formação de placa bacteriana, e por aí vai, mas a pergunta é? Você costuma passar esse tipo de informação ao seu paciente?
O quanto você está preparado para isso? Minha dica é que se você não tem habilidades para falar sobre o assunto, consulte um nutricionista ou faça parceria com um, para que forneça informações relevantes e que você possa passar para seu paciente.
Pode ser feito em forma de Fôlder, ou mesmo impresso em papel timbrado e dado ao paciente durante a primeira consulta, agregando um valor inestimável ao seu atendimento.
O que achou da dica? Deixe sua opinião e experiência aqui nos comentários.
Para receber mais dicas de Humanização em Odontologia como essa, siga minha página no Facebook e assine minha Newsletter.
Um grande abraço
Priscila Ferreira
Cirurgiã-dentista e
professora do Curso de Odontologia Humanizada
Ótimas dicas!!
Adorei a dica!!!Parabéns e mt obrigada!!!