Cuide-se com amor

hand-1527793_960_720

Quando pegamos um avião, antes da decolagem a tripulação costuma passar alguns recados.Um deles é: Em caso de despressurização cairão máscaras de oxigênio do teto e se tiver alguém ao seu lado que seja incapaz de colocá-la sozinho, coloque em você primeiro para depois colocar no outro passageiro. Isso é uma lógica, é uma sabedoria que nem sempre utilizamos na nossa vida, e só depois de um tempo é que você percebe que está sobrecarregado por ter se dedicado tanto às pessoas e não ter recebeu nada em troca. Porque, na verdade a pessoa que mais tem que te dar algo a você, é você mesmo.
A própria Bíblia tem uma palavra, que diz: ”Amai a Deus sobre todas as coisas e ao teu próximo como a ti mesmo”. Segundo essa palavra, não tem como você amar o seu próximo se você não amar a você mesmo, não tem como colocar um parâmetro se você não se amar. Em outras religiões e filosofias nós vemos também essa ideia e isso não é egoísmo. É amor.
O brasileiro tem muito a cultura de ajudar e da filantropia, isso é muito bom, só que você tem que saber dar o equilíbrio e estar bem para fazer isso. Ás vezes os pais cometem muito esse erro, dedicam sua vida totalmente aos filhos e quando chega parte da sua vida você pensa: “Poxa, minha vida foi e eu não vivi!”.
E ai vem frustração, depressão e você acaba dando ainda cada vez mais trabalho para o seu filho no futuro, então, o equilíbrio é sempre o segredo de tudo. Andar em equilíbrio não é andar estático, é você ter resiliência para saber a hora de dar, de ajudar e a hora de se reservar e respeitar o seu momento. Usando tudo isso para a nossa profissão, além de ganhar sendo dentistas, nós podemos ajudar aumentando a autoestima de uma pessoa, proporcionando tratamentos que podem mudar realmente a vida dela. Ter um emprego melhor, conseguir um relacionamento, etc.
É uma profissão que realmente consegue proporcionar uma condição de vida melhor.
Portanto, se nós estivermos bem e tivermos o feeling para perceber o que o nosso paciente realmente precisa, nosso trabalho vai ser muito mais efetivo e muito mais assertivo. Mas lembre-se, cuide de você em primeiro lugar, senão ficará muita mais difícil. É isso o que eu queria deixar aqui hoje, um grande abraço e até a próxima!

Leia também: Aprenda a viver o agora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *