Procrastinação, como acabo com isso?

procrastinar 2Não importa a quanto tempo você está formado, mas garanto que o tema que abordo nesse post pode mudar a sua vida.
Quem não quer ser uma pessoa de sucesso? Ser reconhecido profissionalmente, receber elogios de seus pacientes, ter uma remuneração financeira satisfatória.

Primeiro, você sabe o que é procrastinar?
Procrastinar é NÃO FAZER AQUILO QUE VOCÊ PRECISA FAZER.
Por que procrastinamos?

Tem um vídeo aqui embaixo que explica a reação do seu cérebro frente à situações que :
1- você não gosta de fazer mas sabe que é necessário
2- você não se sente capacitado para fazer tal tarefa
3- é uma tarefa muito difícil e chata de ser realizada
4- quando tem que consertar algum erro que cometeu e não vai ganhar nada a mais por isso

Nesta lista podemos acrescentar inúmeras tarefas que NÃO são agradáveis de realizar, mas que são importantes.


Bom, continuando, quem nunca procrastinou?

Em níveis diferentes, mas todo mundo tem a tendência a fazer isso. Digo “tendência” porque existem pessoas que naturalmente conseguem resistir e furar esse bloqueio do “enrolation” . Outras, precisam de treino.

É simples. Depois que você identificou o problema, fica muito mais fácil dar um jeito nessa verdadeira inimiga de pessoas que querem ter sucesso.

Direcionando este texto para nós, dentistas, eu digo com toda propriedade. Se você está pensando em fazer uma atualização,  especialização, mestrado,  enfim, algo que você acredita que vai te diferenciar como profissional, o melhor da sua área e na sua região.
Se você tem essa vontade, esse sonho, mas ainda procrastina, espera lá. Primeiro precisa resolver isso, urgente, senão estará jogando seu tempo, sua energia, e seu dinheiro no lixo.

procrastinarTalvez até termine seu curso, mas nunca será o melhor. Se quiser ser a melhor versão profissional de si mesmo, a primeira barreira a ser quebrada é essa! A da procrastinação. Sabe por quê? Se você não consegue lidar hoje, com pequenos probleminhas que surgem em sua vida e em seu consultório, imagine quando se especializar então!! Garanto, os “pepinos” que você terá que descascar são bem maiores.

 

procrastinar3
Se você escolheu odontologia para ser a sua profissão, deve saber que não tem como ser bom, sem estudar. Ao longo desses 23 anos de formada, tanta coisa mudou!! Por isso, você tem que estar sempre estudando e se você é daqueles que lê duas linhas de um artigo e já acha que sabe tudo. Ou se assina revistas e só lê os títulos, comprou livros para enfeitar a estante, porque nunca os abriu, e se está achando esse post longo demais,  colega, você procrastina e tem que mudar isso urgente. Só para constar, se está achando o texto longo, saiba que aqui tem conteúdo de uns 5 livros que li  e 2 cursos sobre MINDSET que fiz. Eu resumi  e estou te dando de presente. Porque se conseguir enxergar isso e parar de adiar suas tarefas sua vida vai mudar.
Bom, falei do problema, agora vamos à solução.

procrastinar5

1- identificar em quais situações você faz isso
2- medite, nem que for por 10 minutos diários ( em algum vídeo falarei sobre isso, mas no YouTube tem vários vídeos ensinando a meditar)
3- organize-se
Use agenda, cumpra metas e horários e se necessário, seja metódico.
No momento que for realizar uma tarefa importante, “troque a inspiração pela transpiração” ( Leandro Kamal). O relax vem antes e depois da sua tarefa. Durante a sua execução, faça tipo o Dead Poll, Esforço Total.
4 – Crie Big wins diários e semanais e cobre-se em cumpri-los
5 – Foque nos benefícios que essa tarefa, após concluída, irá te trazer. Não fique pensando, o quanto é chato, o quanto é difícil é blá, blá, blá

pomodoro
Bom, e para concluir, enfim, existe uma técnica chamada “Pomodoro”,  criada por Francesco Cirillo em 1980. Essa técnica é simples e poderosa. É tipo um treino de musculação para seu cérebro parar de vez de querer te ajudar a não fazer tarefas importantes. Eu explico essa técnica no vídeo também. Se for compartilhar, não esqueça de compartilhar o vídeo junto, senão seus amigos ficarão sem entender muitas coisas importantes. Bom,  por hoje é só, e espero que aproveite  e coloque em prática.

Vamos fazer a diferença na odontologia. Empoderar nossa profissão. Valorizar todo conhecimento que adquirimos à duras penas!

Um grande abraço

Priscila

 

LEIA TAMBÉM

Aprenda a viver O AGORA

2 ideias sobre “Procrastinação, como acabo com isso?

  1. Pingback: Odontologia Humanizada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *