REIKI E HUMANIZAÇÃO ALIADOS NO AUXÍLIO PARA QUEM TEM MEDO DE DENTISTA

zahnreinigung-1514693_960_720
Olá amigo,

Neste post venho trazer um relato da Dra. Eliane Zeni, que é cirurgiã-dentista e aluna do curso de Odontologia Humanizada. Após seu relato sobre este caso em nosso grupo de estudos, pedi a ela que colocasse em palavras como foi sua experiência com a utilização de terapias complementares, no auxilio do tratamento para pacientes ansiosos ou com medo. Leia a seguir, o que ela tem para nos contar:

” Atendi em um domingo uma paciente que havia quebrado uma restauração em um dente anterior. Ela levou junto sua filha, que ficou esperando durante o atendimento. O curioso é que a filha não queria ir junto, recém tinham chegado de um fim de semana na praia…..mas acompanhou sua mãe ao consultório.Lá chegando, elas depois me relataram, sentiram-se acolhidas pelo ambiente, pelo atendimento, no qual eu, mesmo sendo urgência, expliquei tudo o que iria ser feito, além de um exame rápido em outras situações que visualizei e orientei a paciente. Essa paciente é terapeuta holística e nos identificamos no assunto Reiki, que é uma técnica de canalização de energia cósmica através das mãos em pontos no corpo físico. Contei a ela que utilizo a técnica,assim como música,aromaterapia (através de difusores elétricos com óleos essenciais), uma conversa franca e acolhedora explicando o tratamento a ser feito, de modo que o atendimento seja dentro do conceito de humanização.

Então logo após o atendimento,conversei com a filha, que tem muito medo de dentista (apesar de seus 20 anos de idade e ser acadêmica de Direito), e expliquei que poderíamos utilizar o Reiki para mudar esse padrão e realizar assim um atendimento mais tranquilo resultando em uma experiência agradável no consultório odontológico.E foi o que fizemos na consulta que ela agendou, e aqui cabe um comentário: “Dra.,eu vim e não desmarquei porque tu me transmitiu tranquilidade e confiança, me senti acolhida…..normalmente eu desmarcava as consultas,por medo!”.
Então no início da consulta, durante uns 15 minutos, depois de preparar a sala diminuindo a luz e com uma música adequada, apliquei Reiki na paciente.Ela se sentiu muito bem,e o procedimento que fizemos depois transcorreu muito tranquilo.

Para a próxima consulta, na qual faremos uma restauração com anestesia, prescrevi um floral, para trabalhar o medo e a ansiedade. Ela tomará este Floral durante duas semanas antes da consulta. O mesmo acontecerá quando for ao cirurgião para extrair os sisos.

Então, o que quero passar nessa experiência, é que os procedimentos odontológicos podem ser executados dentro de uma situação emocional mais harmônica, na qual nosso paciente se sinta acolhido e seguro, confiante. A isso chamamos atendimento humanizado:paciente tranquilo e confiante sendo atendido por um profissional que está bem e realizará os procedimentos com amor e dedicação.

Odontologia Humanizada:uma realidade que vem para tornar a relação paciente-dentista muito tranquila e sem traumas.

Ao final do atendimento a paciente falou muito feliz:

“-Hoje eu nem tremi na cadeira doutora! Nossa,fiquei muito bem e tranquila!”

E me deu um abraço carinhoso com muita gratidão.
Isso me dá a certeza de que estou no caminho certo!”

fotos-e-videos-celular-2016outubro-189

Eliane Lúcia Zeni
Cirurgiã dentista, formada pela PUCRS,em 1995.
Trabalha com clínica geral.Fez atualização em Prótese Fixa e Prótese sobre implantes,em 2008 e em 2012.
É reikiana nível II.
Aluna do Curso de Odontologia Humanizada

Um Grande abraço

Priscila Ferreira
Idealizadora do projeto de Humanização na Odontologia

@odontohumanizada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *