Veja como utilizar aromaterapia em seu consultório

FB_IMG_1526153832453

Qual dentista que nunca ouviu:
– Só de sentir esse “cheiro de dentista” já começo a passar mal…
Sim, estou falando da famosa memória olfativa, um dos argumentos mais citados pelos pacientes que não se sentem confortáveis indo ao dentista.
O mesmo processo ocorre em nosso cérebro quando, sentindo aquele cheirinho de bolo saindo do forno, lembramos da casa da vovó, ou aquele perfume que nos traz alguém especial na memória. Enfim, a memória olfativa pode disparar gatilhos tanto positivos quanto negativos. No nosso caso, sabemos o quanto a odontologia evoluiu nos últimos anos e a tal tortura narrada pelos pacientes, diminuiu consideravelmente, porém os gatilhos que desencadeiam os processos de medo e ansiedade ainda permanecem na memória de muitos pacientes e arrisco dizer, que são passados de geração em geração. Exemplos além do cheiro de eugenol, característicos de consultórios dentários, posso citar também, a roupa branca, o barulho da caneta de alta rotação, revistas velhas, a espera excessiva, entre outros.
Tenho usado a Aromaterapia como uma grande aliada nos últimos anos, com resultados realmente significativos relatados pelos próprios pacientes. Eu utilizo a aromaterapia de várias formas mas a maneira mais fácil e eficiente de usar é através de aromatizadores elétricos e óleos essenciais que você encontra em sites e lojas especializadas.
IMG_20180511_090757033

Basta colocar 3 gotas do óleo escolhido, completar o recipiente com água e colocá-lo em uma tomada, na sala de espera e dentro do consultório.
Para que realmente seja eficaz, vou deixar a seguir algumas dicas super importantes, anote:

* Óleo essencial é diferente de essência. Essência não tem propriedades terapêuticas, portanto os resultados não serão os mesmos

* Óleo essencial verdadeiro e de boa qualidade vem em recipiente âmbar e de vidro. Se estiver em recipiente plástico, contém misturas e não funciona. O óleo essencial puro, em contato direto com o plástico, derrete o mesmo. Fique atento!

* Quando for comprar o óleo, preste atenção nos efeitos que ele provoca. Por exemplo, o óleo Lemongrass é maravilhoso para ser utilizado na sala de espera. Além do cheiro agradar a todos, possui propriedades levemente calmantes, diminuindo sensivelmente a ansiedade do paciente, porém não é uma boa ideia utilizá-lo dentro do consultório. Vai por mim! Certo dia fiz a experiência e senti muito sono o dia inteiro, pois esqueci do detalhe que o paciente fica por um tempo apenas e eu, o dia inteiro hehehe. Não, não faça isso!
Para dentro do consultório, utilizo o Hortelã Pimenta que é levemente estimulante e aumenta a sensação de prazer e alegria, o que é ótimo tanto para mim, que trabalho com muito mais energia e para o paciente também, que sai do consultório com sensação de bem estar incrível.

Se gostou do tema, poderá se aprofundar mais fazendo um curso de aromaterapia ou no curso de Odontologia Humanizada temos um módulo dedicado apenas às Terapias alternativas e Complementares.

Priscila Ferreira
Crosp 49272

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *